Desde que decidiu se tornar jogador de futebol pelo Botafogo de Ribeirão Preto, Raí teve que conviver com a ‘sombra’ de ser irmão de Sócrates, que também começou a carreira pelo time do interior paulista e depois se tornou o maior ídolo do Corinthians e líder da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 82. Mas Raí superou isso, ao se tornar também ídolo do São Paulo (onde venceu o Paulista, o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial), ter sucesso na Europa (sendo ídolo do PSG da França enquanto que Sócrates teve uma curta passagem pela Fiorentina da Itália) e ser campeão com a Seleção Brasileira, que conquistou a Copa do Mundo em 94, ainda que Raí não tenha tido tanto destaque nela.

Na Europa, os irmãos dinamarqueses Michael e Brian Laudrup Michael Laudrup tiveram carreiras distintas, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Michael, que é o irmão mais velho está sem clube desde 2018 na função de técnico e jogou com destaque por Barcelona, Real Madrid e Juventus, enquanto que o irmão caçula Brian não teve uma carreira de grande destaque nos gramados, mas passou com algum sucesso pelo Rangers da Escócia e atualmente dirige uma academia de futebol para jovens carentes.
Na Itália, os irmãos Simone e Filippo Inzaghi tiveram carreiras opostas dentro dos campos, em que Filippo fez parte da Seleção Italiana que conquistou a Copa do Mundo em 2006 e Simone conquistou o scudetto (Campeonato Italiano) na temporada 99/00 quando defendia a Lazio, mas depois que encerraram as respectivas carreiras de jogadores, os dois se tornaram técnicos e desta vez foi Simone quem se deu melhor até o momento. Simone Inzaghi atualmente comanda a Lazio e já venceu a Copa Itália uma vez e também tem duas conquistas da Supercopa da Itália (em que o vencedor da Copa Itália joga contra o campeão do Campeonato Italiano), enquanto que o irmão mais velho Filippo Inzaghi, atualmente técnico do Benevento, ainda não conquistou títulos com a prancheta.
Na Holanda, os gêmeos Frank e Ronald de Boer tiveram uma carreira de destaque nos gramados, quando atuaram juntos tanto pelo Ajax quanto pelo Barcelona e também pela seleção do país. Depois de pendurarem as chuteiras, os dois ainda continuaram dentro dos gramados, com Frank na função de técnico, em que atualmente comanda o Al Jazira dos Emirados Árabes, enquanto que Ronald é assistente no Ajax.
Na Inglaterra, os irmãos Gary e Phil Neville tiveram uma carreira de sucesso quando atuaram juntos pelo Manchester United quando eram jogadores. Gary Neville atualmente é comentarista do canal de TV Sky Sports enquanto o irmão mais novo Phil está sem clube, depois de comandar a Seleção Inglesa feminina e também o Inter Miami, time dos Estados Unidos que tem o ex-companheiro Beckham como um dos donos.
Quais as vantagens e desvantagens de ter um irmão que seja um jogador de futebol famoso na sua opinião?

Excelente, coluna, Deda. De um lado, ser irmão, abre caminhos e, creio, aprendem-se vários ‘atalhos’ dos gramados e da profissão. De outro lado, sempre tem o desafio da comparação e a mídia é cruel neste aspecto. Agora duro mesmo é ser filho do ‘rei’. Edinho não teve escolha, teve que ir para o gol.
CurtirCurtir
Bão… Eu tenho duas irmãs que não são de futebol. Mas tenho um irmão famoso que é do ramo: você, no caso. De modo que, sob o meu ponto de vista, só tem vantagens ter irmão famoso no futebol. Só que a sua pergunta foi sobre quando os dois irmãos são famosos futebolistas, e eu sou um completo pereba nesse esporte e um ilustre desconhecido em qualquer área. Então, esta minha análise não se responde precisamente à pergunta. Sendo assim, me alinho com a resposta do Zé.
CurtirCurtir
Eu acho que irmão é bom … o duro é ser filho de um cara bom de bola. Aí pinta uma pressão né. No caso do Magrão e do Raí (Pivete), eles dificilmente serão superados por outros. Afinal, quantos irmãos têm a oportunidade de jogar no Botafogo e, com isso, ter a carreira completa? São poucos. Entendo que eles são insuperáveis por isso.
CurtirCurtir