Para chegar à então inédita conquista da primeira medalha de Ouro do Brasil em um esporte coletivo, os jogadores da Seleção Brasileira de vôlei que estiveram na disputa das Olimpíadas de 92, realizada em Barcelona na Espanha, tiveram primeiro que superar a si mesmos na luta contra a ansiedade pela partida das quartas de final contra o Japão, vencida pelo placar de 3 a 0 em sets. Com o novo formato de disputa da Copa do Mundo de futebol, o jogo da segunda fase, que será disputado em Houston, também será contra os japoneses.

Na Copa do Mundo, o técnico italiano Carlo Ancelotti elogiou a atuação dos jogadores do Brasil contra a Escócia e ressaltou que agora consegue ver um time que está mais formado. Ancelotti elogiou a atuação de Rayan de forma mais particular, mas disse que a equipe brasileira como um todo ainda tem pontos que precisam ser melhorados.
O técnico italiano disse que agora sente que os jogadores estão jogando como uma equipe mais sólida, com menos erros, mais ritmo e mais efetividade no ataque, em comparação ao primeiro jogo do torneio, disputado contra o Marrocos. No entanto, o técnico italiano ponderou que o time pode ser mais rápido quando tem o controle da bola.
Em Copas do Mundo, Brasil e Japão jogaram uma vez, na Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha, que terminou com uma vitória brasileira por 4 a 1 na partida disputada em Dortmund. Naquela ocasião, a Seleção Japonesa era comandada por Zico e até abriu o placar com o gol marcado por Tamada, mas Ronaldo empatou no final do primeiro tempo e Juninho Pernambucano, Gilberto e mais um gol do próprio Ronaldo, no segundo tempo, garantiram a vitória brasileira.
Quais os ensinamentos que o jogo da Seleção Brasileira de vôlei e a partida da Copa do Mundo de 2006 podem trazer para a Seleção Brasileira atual na sua opinião?









