No final dos anos 80, vários clubes europeus passaram a contratar os jogadores brasileiros, especialmente os times da Itália, Espanha e França, mas um jogador brasileiro sair do país diretamente para a Alemanha era algo raro. Nos final dos anos 80, os primeiros a fazerem essa mudança foram o então lateral-direito Jorginho e o meia Tita, que atuaram juntos pelo Bayer Leverkusen. No começo dos anos 90, foi a vez do centroavante Paulo Sérgio deixar o Corinthians para jogar na Alemanha, também pelo Bayer Leverkusen.

Paulo Sérgio foi contratado pelo Bayer Leverkusen vindo do Corinthians, que pagou um milhão de euros para trazer ele. Logo na primeira temporada, o centroavante brasileiro marcou 17 gols e foi o vice artilheiro da Bundesliga (Campeonato Alemão) na temporada 93/94.
Na temporada 94/95, Paulo Sérgio chegou com a conquista da Copa do Mundo de 1994 pela Seleção Brasileira e ajudou o Bayer Leverkusen a chegar até às semifinais da então Copa da Uefa (hoje Europa League), até ser eliminado pelo Parma da Itália, que seria campeão do torneio ao derrotar a Juventus na final em dois jogos. Depois de um desempenho ruim na temporada 95/96, Paulo Sérgio voltou a brilhar pelo Bayer Leverkusen na temporada 96/97 e marcou um dos gols que deram a vitória ao Bayer Leverkusen contra o rival Köln na partida disputada entre os times pelo Campeonato Alemão.
Na temporada 96/97, a última temporada de Paulo Sérgio pelo Bayer Leverkusen, ele voltou a repetir o bom desempenho que teve na primeira temporada e marcou 17 gols no Campeonato Alemão. Estas seguidas boas atuações chamaram a atenção da Roma da Itália, que comprou o centroavante por três milhões de euros para a temporada de 97/98.
Quais são as suas lembranças da passagem de Paulo Sérgio pelo Bayer Leverkusen da Alemanha?

eu não me lembro nada da passagem do Paulo Sérgio na Alemanha.
Porém, e sempre tem um porém, eu tenho informações do meu personal jornalista, e sei que ele teve uns perrengues com a língua chucruti, mas foi bem no futebol. Não gosto de me lembrar de “nas quatro linhas” para não me recordar do inominável.
Bom … depois ele foi para a Itália e ainda retornou para a Alemanha.
Portanto, fez uma bela carreira do esporte bretão. Incompleta, mas bela. Afinal, não jogou no celerio de futebol mundial, o Botafogo.
CurtirCurtir
Eu não tenho lembranças do Paulo Sérgio na Bundesliga, mas tenho lembranças dele jogando pelo Novorizontino, pois passei boa parte da minha infância em Novo Horizonte e sempre ia ao estádio “Jorjão” assistir aos jogos do Tigre.
E o Neymar, hein? O que falar desse gênio da bola? A Fênix ressurgiu. Agora aguenta.
CurtirCurtir