Uma ligação forte entre Brasil e Alemanha

Desde o final dos anos 80, o Bayer Leverkusen contou com vários jogadores brasileiros no elenco, entre eles Jorginho, Juan, Lúcio, Emerson, Zé Roberto e Paulo Sérgio, que fazem parte do time do século da equipe alemã, e também o volante Zé Elias, que atuou apenas um ano na Alemanha, mas foi tempo suficiente para ser lembrado até hoje pelos torcedores. Da mesma forma que o ex-atacante França, o lateral-direito Jorginho, os zagueiro Juan e Lúcio, o volante Emerson e o centroavante Paulo Sérgio, Zé Elias também deixou o Brasil para jogar pelo Bayer Leverkusen e foi revelado pelo Corinthians, assim como Paulo Sérgio.

O então volante Zé Elias (foto: terceirotempo.uol.com.br) atuou apenas uma temporada pelo Bayer Leverkusen da Alemanha, entre os anos de 1996 e 97

Zé Elias chegou ao Bayer Leverkusen depois dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 e aprendeu a falar o básico da língua alemã em três meses, em seis meses já concedia entrevistas normalmente. Segundo o ex-meia Renato Augusto (que defendeu o Bayer Leverkusen entre os anos de 2008 e 12), esta rápida adaptação de Zé Elias era usada pelos dirigentes do time alemão mesmo depois que o então volante brasileiro saiu do Bayer Leverkusen para jogar na Internazionale de Milão da Itália.

Com apenas um ano na passagem dele pelo Bayer Leverkusen, Zé Elias atuou em 23 jogos e ajudou o time a ficar com o vice-campeonato da Bundesliga (1a divisão alemã), apenas dois pontos atrás do Bayern de Munique. No atual time do Bayer Leverkusen, o brasileiro da equipe é o lateral-direito Arthur, que veio do América Mineiro para o time alemão.

O próximo jogador brasileiro que é alvo do Bayer Leverkusen é o centroavante Kaio Jorge, que atua pelo Cruzeiro, depois de ser revelado pelo Santos e passar por Juventus e Frosinone, ambos da Itália. O time alemão ainda não fez uma proposta oficial por Kaio Jorge, mas o Cruzeiro já avisou que só irá abrir negociações por uma oferta mínima de 25 milhões de euros.

Qual a chance de Kaio Jorge deixar o Cruzeiro e jogar pelo Bayer Leverkusen na sua opinião?

Deixe um comentário