Para muitos torcedores, a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo em 1970 é tida como a melhor seleção de todos os tempos, no caminho para a conquista do tricampeonato em 1970, na Copa do Mundo realizada no México, a Seleção Brasileira teve que lidar com uma situação inesperada, enfrentar o Uruguai 20 anos depois da final da Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, que terminou com o título dos uruguaios. Para chegar nas semifinais, o Brasil despachou o Peru (treinado por Didi) nas quartas de final, enquanto que o Uruguai precisou da prorrogação para vencer a então União Soviética (hoje Rússia).

Na época da Copa do Mundo de 1970, o Brasil vivia um período de ditadura fortíssimo e o governo militar na época usou o futebol para inflar o país. Esta derrota em 1950 marcou os jogadores brasileiros, que sentiam a responsabilidade de passar pelos uruguaios. Na época da Copa do Mundo de 1950, Pelé tinha nove anos (completaria 10 anos em outubro) e prometeu ao pai vencer uma Copa do Mundo depois de ver ele chorar a derrota.
O goleiro Mazurkiewicz era o jogador mais conhecido da seleção do Uruguai, mas os jogadores brasileiros também estavam preocupados com a atuação do árbitro espanhol José María Ortiz de Mendíbil no jogo, especialmente pelo fato dele falar espanhol, assim como os jogadores uruguaios.
No jogo das semifinais, o Uruguai marcava pesado e a defesa do Brasil bobeou no gol marcado pelo atacante Cubilla para o Uruguai, mas o gol de Clodoaldo aliviou os torcedores brasileiros para o segundo tempo. No intervalo do jogo, os torcedores brasileiros ficaram apreensivos porque existia uma possibilidade do Uruguai virar o jogo, mas o golaço marcado por Jairzinho aliviou a pressão e o gol de Rivellino sacramentou a vitória que ajudou o Brasil a chegar à final contra a Itália, que daria o tricampeonato para a Seleção Brasileira.
O blogueiro agradece ao professor universitário Marcelo Pereira (que completaria 13 anos em agosto daquele ano) pelas informações que serviram de base para o texto e dedica esta história à jornalista Waléria Santos, que nasceu um dia depois que esta partida foi disputada
Qual a chance de Brasil e Uruguai voltarem a se enfrentar na Copa do Mundo de 2026 na sua opinião?
