Um grupo seleto

Com a renovação recente entre Pep Guardiola e o Manchester City, o técnico catalão entrou para um grupo cada vez mais raro de técnicos que chegam à uma década no comando de um time europeu. Com o novo contrato, Guardiola deve ficar pelo menos até 2027 no time inglês.

O técnico Pep Guardiola (foto: tntsports.com.br) renovou recentemente o contrato que tinha com o Manchester City da Inglaterra

Na atualidade, outro técnico que está há bastante tempo no comando de um time na Europa é o argentino Diego Simeone, que assumiu o comando do Atlético de Madri em 2011 e continua a dirigir o time madrilenho. No ano passado, Simeone renovou o contrato com o time espanhol até 2027.

Outros dois técnicos que tiveram bastante longevidade no comando de grandes times europeus foram o francês Arsène Wenger, que treinou o Arsenal, e Alex Ferguson no rival Manchester United. Por vários anos, os dois ajudaram os times que comandaram a conseguirem resultados muito expressivos e mudaram a história dos respectivos clubes.

Na história de outros times europeus, o espanhol Miguel Muñoz ficou 14 anos no comando do Real Madrid e conquistou a Copa dos Campeões (nome antigo da Champions League) duas vezes, enquanto que o italiano Giovanni Trappattoni dirigiu a Juventus por 10 anos e também conquistou uma Copa dos Campeões no comando do time bianconero de Turim.

Quais são os principais fatores que fazem um técnico ficar bastante tempo no comando de um mesmo time na sua opinião?

Deixe um comentário