Uma mentira bem contada várias vezes pode virar verdade

Com a prerrogativa de proteção da fonte, os jornalistas André Rizek, do SporTV (canal de esportes por assinatura da TV Globo) e Bruno Vicari, da ESPN Brasil, alardearam que o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid da Espanha, seria o novo técnico da Seleção Brasileira, depois da saída de Tite, que hoje dirige o Flamengo. Os dois alardeavam que Ancelotti viria para o Brasil e moraria no Rio de Janeiro a partir de junho deste ano, quando terminava o vínculo que ele tinha com o time madrilenho.

Depois de ser especulado na Seleção Brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti (foto: UOL Esporte) renovou com o Real Madrid até dezembro de 2026

Os dois erraram feio na informação e passaram vergonha diante dos telespectadores ao terem que admitir que a vinda de Ancelotti não passava de um sonho de Edinaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que queria um trunfo político para marcar o início da gestão dele. Sem a vinda de Ancelotti, coube ao técnico Fernando Diniz o papel de técnico interino, até que Edinaldo decidisse por um nome que fosse unanimidade para o cargo de treinador.

Enquanto isso, o técnico Dorival Júnior trabalhou em silêncio, no Flamengo e depois no São Paulo, e conquistou títulos nos dois times. Primeiro foi campeão da Taça Libertadores e da Copa do Brasil, diante do Corinthians, que era comandado pelo português Vitor Pereira. Por algum motivo, a diretoria do rubro-negro carioca decidiu pela demissão de Dorival e trouxe Vitor Pereira para comandar o time carioca.

Por ironia do destino, a final da Copa do Brasil de 2023 colocou o Flamengo, comandado na ocasião pelo argentino Jorge Sampaoli, para jogar contra o São Paulo, que tinha contratado Dorival Júnior para comandar o Tricolor paulista. Com uma grande atuação do argentino Calleri e do meio-campista Rodrigo Nestor, que marcou o gol do título, o Tricolor paulista chegou ao inédito título da Copa do Brasil em 2024.

Qual a responsabilidade dos jornalistas que divulgaram a notícia nesta história na sua opinião?

Um comentário em “Uma mentira bem contada várias vezes pode virar verdade

  1. ANDRE OLIVEIRA

    Jornalismo é coisa séria, tem que ter credibilidade. É por isso que me informo aqui pelo Blog, além de poucas outras fontes.

    É um vale tudo pelo “furo jornalístico” que faz com que as pessoas metam os pés pelas mãos facilmente. Essa do Ancelotti (eu desconhecia) foi uma VERGONHA!!!

    Curtir

Deixe um comentário