Muito lembrado por ter sido o artilheiro da Copa do Mundo de 90, disputada na Itália, o centroavante italiano Schillaci, que naquela época defendia a Juventus, também é bastante lembrado e reconhecido pela passagem que teve no Japão, onde defendeu o Júbilo Iwata entre os anos de 94 e 97. O time japonês da cidade de Iwata (que fica na região da cidade de Shizuoka), que está situada na região administrativa (chamada pelos japoneses de prefeitura) do mesmo nome, também contou com os talentos do zagueiro Adílson, do volante Dunga e foi comandado por Luiz Felipe Scolari.

Desta passagem de Felipão no comando do time japonês, o técnico brasileiro conta que Schillaci era um grande atacante que fazia muitos gols, mas sempre reclamava que estava “cansado e com dores”, com isso, o técnico brasileiro o liberava e o centroavante italiano ficava um mês em tratamento na Itália. Pouco tempo depois, Felipão saiu do time japonês e o técnico passou a ser Valmir Louruz (falecido em 2015), que depois foi campeão da Copa do Brasil em 99 quando comandou o Juventude.
Quando chegou ao time japonês em 94, depois de passar pela Internazionale sem muito sucesso, Schillaci se tornou o primeiro jogador italiano a atuar no Japão. Mesmo em final de carreira, Schillaci ainda conseguiu mostrar aos japoneses o faro de goleador e marcou 56 gols em 78 jogos pelo Júbilo Iwata.
No Japão, Schillaci ganhou o carinho dos torcedores locais, que o apelidaram de Totò San, em homenagem ao próprio apelido do centroavante italiano. Infelizmente, a partir deste ano, Schillaci, que tinha 59 anos, será mais um a integrar o ‘time do céu’, porque ele faleceu recentemente, vítima de tumor no cólon do intestino.
Quais as suas lembranças de Schillaci nos gramados?

ANDRÉ OLIVEIRA
Nossa, eu me lembro dele na Copa de 90….fazia o gol e saía com o zóião arregalado correndo na comemoração. Foi o ano dele, ainda mais jogando em “casa”. Era uma figura, hein? Mudando de assunto, alguém poderia me informar o resultado de ontem na Arena do Botafogo SP ?? Parece que a baleia engoliu a pantera? É isso mesmo, produção?
CurtirCurtir