Um brasileiro em Berlim

Depois de conquistar todos os títulos possíveis nos dois anos em que atuou pelo São Paulo, o então volante Mineiro decidiu que era a hora de se aventurar pelo futebol europeu e o time escolhido foi o Hertha Berlim, da Alemanha, onde atuava na época o então lateral-esquerdo Gilberto, que tinha atuado com ele no São Caetano. Ele estreou pelo time berlinense na Bundesliga contra o Hamburgo e entrou nos últimos 20 minutos da partida.

O volante Mineiro (foto: eurosport.com) atuou pelo Hertha Berlim, da Alemanha, entre os anos de 2007 e 2008

Esta partida foi disputada no dia 3 de fevereiro de 2007 e o volante brasileiro logo mostrou o cartão de visitas. Da mesma forma que marcou o gol do título do São Paulo diante do Liverpool pelo Mundial de Clubes em 2005, com um potente chute de longe, ele fez o mesmo no Campeonato Alemão, contra o Hamburgo. Este gol marcado em um chute a mais de 25 metros e fez o então volante brasileiro logo cair nas graças dos torcedores alemães.

Poucas pessoas sabem disso, mas o volante Mineiro, na verdade, é gaúcho de Porto Alegre e começou nas categorias de base do Internacional. Levado pelo irmão para fazer um teste no Colorado, os avaliadores logo notaram as características físicas de Mineiro e se lembraram do então volante Cláudio Mineiro, que atuou no clube porto-alegrense nos anos de 1979 (ano que o Internacional foi campeão brasileiro invicto, feito até hoje não repetido) e 1980 (quando o clube gaúcho foi derrotado pelo Nacional, do Uruguai, na decisão da Taça Libertadores).

No final das contas, Mineiro não se profissionalizou no Internacional e foi se profissionalizar pelo Rio Branco de Americana, onde foi levado pelo agente de jogadores Jorge Machado. Depois ele passou brevemente pelo Guarani, até se destacar na rival Ponte Preta, onde a carreira decolou.

O blogueiro gostaria de dedicar este post ao amigo Marco Aurélio Ramos Filho, que faz aniversário hoje. Parabéns Lelo!

Quais as suas lembranças da passagem de Mineiro pelo Hertha Berlim da Alemanha?

Um comentário em “Um brasileiro em Berlim

  1. Mineiro …. o Sumpaulo deve muito a este jogador. Um improvável passe do Chulapa e uma finalização do Mineiro, seguida de uma soberba atuação do Rogério Cênico. Pronto. Mais um título mundial nos idos 2005. Dezembro de 2005 contra o Liverpool.

    Então o Mineiro era gaúcho … vejam só.

    Lelo, aproveitando a dica, um abraço e parabéns.

    Curtir

Deixe um comentário