Craques solidários

Em 2003, quando ainda atuavam juntos nos gramados e defendiam o Real Madrid, Ronaldo e Zidane foram escolhidos pela ONU como embaixadores contra a pobreza no programa de desenvolvimento da instituição. Naquele ano, foi disputado em Basel (Suíça), o primeiro jogo entre os times dos dois jogadores, que arrecadou aproximadamente um milhão de dólares para os programas contra a pobreza.

O time de Ronaldo realizou um jogo amistoso contra a equipe de Zidane (foto: futebolred.com), que contava com o luso-brasileiro Deco, no ano de 2012 em Porto Alegre para arrecadar fundos contra a pobreza no Brasil e em Cabo Verde

No ano seguinte, em 2004, esta partida foi realizada em Madri, porque Zidane e Ronaldo defendiam o Real Madrid. Foram arrecadados 200 mil dólares com o jogo, que posteriormente foram doados para projetos da ONU no Haiti.

Em 2005 a cidade alemã de Düsseldorf recebeu o jogo, que foi transmitido para mais de 30 países ao redor do mundo. Foram arrecadados cerca de 450 mil dólares para projetos na Etiópia, Maldivas, Burkina Faso, Colômbia, Cuba e Congo.

Em 2006 o amistoso foi realizado em Marselha na França e em 2008 foram realizadas duas partidas, em Málaga na Espanha e Fes, no Marrocos, que arrecadou 180 mil dólares para projetos na Ásia, África, América Latina e leste da Europa. Em 2010 a cidade de Lisboa recebeu o jogo que arrecadou 760 mil dólares para as vítimas no Haiti.

Outro amistoso realizado também em 2010 foi disputado em Atenas na Grécia, entre os amigos de Zidane e o time grego do Olympiakos, que teve mais de 540 mil dólares arrecadados para vítimas de enchentes no Paquistão e Haiti. Em 2011, a cidade alemã de Hamburgo recebeu o jogo, que arrecadou mais de 100 mil dólares para projetos na África. Em 2012, o francês disputou mais uma partida contra o brasileiro e o palco da partida foi Porto Alegre. Foram arrecadados 360 mil dólares para projetos no Brasil e em Cabo Verde.

Dois anos depois, em 2014, a cidade suíça de Berna recebeu a partida, que teve 190 mil dólares arrecadados para um desastre nas Filipinas. Em 2015, a cidade francesa de Saint Ettiene sediou a partida, que teve a renda revertida para o tratamento da doença Ebola na África.

Qual poderia ser a próxima causa apoiada por um jogo beneficente e qual seria um bom local para a disputa na sua opinião?

Deixe um comentário