Com a bênção dos deuses gregos

Para muitos, a conquista de um título como a Liga Europa ou até mesmo a Conference League não é mais do que ‘um prêmio de consolação’ de uma temporada de pouco sucesso em termos de títulos, mas a conquista do Olympiakos da Grécia pode mudar esse cenário. Diante do forte e favorito time da Fiorentina, da Itália, a equipe grega usou do chamado ‘fator casa’, pelo fato da final ser disputada na capital grega, Athenas, e transformou o estádio AEK Arena, do rival AEK Athenas, em um verdadeiro ‘caldeirão’.

Jogadores do Olympiakos, da Grécia (foto: uefa.com), comemoram a conquista da Conference League depois de vencerem a Fiorentina, da Itália, na final disputada na capital grega Athenas

Nos anos 90, a atual Conference League tinha o nome de Copa dos Campeões de Copas, em que se classificavam os times que venciam as Copas nacionais. No formato atual, se classificam os campeões das Copas nacionais e também as equipes que terminarem na terceira posição dos grupos da Europa League.

Em termos táticos, o técnico espanhol José Luís Mendilibar ‘espelhou’ o esquema 4-4-2 de Vicenzo Italiano, da Fiorentina, e apostou na disciplina dos jogadores para defenderem com a mesma eficiência que atacavam. Embora o time da Fiorentina tivesse jogadores que individualmente fossem melhores, o Olympiakos resistiu à pressão dos italianos durante praticamente o jogo todo.

Nos minutos finais, El Kaabi garantiu a vitória dos gregos ao conseguir fazer uma improvável ‘cavadinha’ no goleiro italiano Terracciano, da Fiorentina. Como o título da Conference League, o Olympiakos se garante na disputa da Europa League na próxima temporada (de 2024/25), que terá a cidade de Bilbao, na Espanha, como sede.

Qual a chance do Olympiakos da Grécia repetir o feito e ser campeão da Europa League na próxima temporada na sua opinião?

Um comentário em “Com a bênção dos deuses gregos

  1. Eu tenho uma frase bem nova para a pergunta: o futebol é uma caixinha de surpresas.

    Fora isso, é muito improvável que repita a dose. Aliás, chegar até a final já é um grande feito.

    Curtir

Deixe um comentário