Melhores goleiros brasileiros de todos os tempos

O cantor e compositor Gilberto Gil costuma dizer que a perfeição é uma meta a ser defendida pelo goleiro, mas ser o camisa um da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, é um feito que poucos conseguiram. Se o Brasil tem cinco estrelas, muito disso é por causa das defesas de Gylmar, Félix, Taffarel e Marcos, que ajudaram com as mãos para que os demais jogadores pudessem fazer o resultado com os pés.

Outro grande goleiro do Brasil, que não tem o devido reconhecimento que merece, é Barbosa, que foi marcado até o final da vida como um dos responsáveis pela derrota do Brasil na Copa do Mundo de 50 contra o Uruguai. Castilho, o reserva de Barbosa naquele torneio, também esteve nas Copas de 54 na Suíça (quando foi o titular) além de ser reserva de Gylmar nas Copas do Mundo de 58 na Suécia e 62 no Chile, quando o Brasil ficou com o título nas duas Copas do Mundo.

Outro reserva de Gylmar que também teve grande destaque no futebol brasileiro foi Manga, que fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 66 na Inglaterra e depois se tornou ídolo do Internacional, onde foi bicampeão brasileiro. Na Copa do Mundo de 70, realizada no México, o titular foi Félix, mas o então terceiro goleiro Leão herdaria a camisa 1 nas Copas do Mundo de 74 na Alemanha e depois em 78 na Argentina, até ser substituído por Waldir Peres, que foi o titular na Copa de 82 na Espanha e também foi reserva do próprio Leão nas Copas de 74 e 78.

Na Copa do Mundo de 86, realizada no México, o titular foi Carlos, mas Leão foi o terceiro goleiro e reserva da equipe junto com Paulo Victor. Na Copa do Mundo seguinte, disputada em 90 na Itália, o titular seria Taffarel, que manteria a posição de titular nas Copas de 94 nos Estados Unidos (quando o Brasil foi tetracampeão) e também em 98 na França, quando o Brasil foi vice-campeão, ao ser derrotado pelos anfitriões franceses, na última partida de Taffarel pela Seleção Brasileira.

Qual deste é o melhor goleiro brasileiro na sua opinião?

3 comentários em “Melhores goleiros brasileiros de todos os tempos

  1. Desses eu vi jogar Leão, Waldir Peres (tinha até uma camisa 1 dele quando era sãopaulino…), Carlos e Taffareeeeeel. Desses quatro, eu acho que o último era o melhor. Mas a defesa mais incrível que eu já vi foi de um goleiro que não poderia usar a camisa da seleção canarinho: Rodolfo Rodríguez. Na verdade, uma sequência de defesas no jogo do Santos contra o América, na Vila Belmiro em 1984.

    Curtir

  2. Por questões de clubismo e da época com poucos ídolos no plantel, o meu sempre será Marcos. Até nos seus últimos anos como profissional ainda operava milagres. Além de ser um torcedor em campo, alguém que sabíamos que ficava tão p*to quanto a gente nas derrotas, que caiu e subiu o time da série B em 2003. A preleção dele antes da final do Paulista de 2008 diz tudo: “eu quebro meus dois braços, mas não vou perder para a Ponte Preta”. Eu, junto com meu pai e irmão presenciamos um chocolate de 5×0.

    O jornalista Leandro Iamin tem a opinião que nos times de São Paulo, cada torcida tem mais paciência com um certo tipo de jogador. A do São Paulo com uruguaios, do Santos com jovens da base, a do Corinthians com jogadores raçudos e a do Palmeiras com goleiros. E, na opinião dele, o excesso de paciência da torcida do Palmeiras com Velloso, ofuscou Marcos que poderia ter sido ainda maior se tivesse sido titular antes.

    Enfim, nunca saberemos oq poderia ter acontecido de diferente. Só sei que Marcos era e é para mim um ídolo do esporte.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário